19 de novembro de 2023

Recuperação de cachepot

Bom dia para tod@s, muito obrigada pelas vossas visitas e um beijo grande para quem deixou o seu comentário. A minha publicação hoje vai ser grande porque tem muitas fotos mas se não vos interessar não vejam. Este cachepot que vos deixo aqui já faz parte da família há muitos anos. Tem um pé igual a ele e pintado também com os mesmos motivos de flores. Aconteceu que ele caiu depois de ter levado um encontrão e partiu-se. O pé graças a Deus não sofreu nada. O meu Pai colou-o já há muitos anos e fê-lo com Araldite. Eu esqueci-me dele porque foi arrumado num sítio em que não se via e por acaso no ano passado vi-o e resolvi tentar fazer alguma coisa para o ter exposto novamente pois gosto imenso de ver esse conjunto. O primeiro desafio foi limpá-lo da cola e de restos de fita cola verde que tinha agarrada por fora e por dentro. Por fora deu muito trabalho e depois de ter experimentado várias coisas a única coisa que resultou para retirar a cola foi mesmo álcool a 90º e um x-acto bem afiado. Tive medo que as pinturas se danificassem, mas quem não arrisca não petisca, e eu resolvi arriscar. Graças a Deus a pintura resistiu (acho que por ser feita à moda antiga e ponham antigo nisso), e então foi fazer Kintsugi, não como deve ser feito porque a peça já estava colada e mal, mas o melhor que consegui fazer para que se pudesse olhar para ela. Só acabei agora porque tive que ir interrompendo pelo meio para não perder a paciência e porque foi um trabalho muito grande porque a peça também é grande. Por dentro decidi não fazer nada porque vai levar um vaso ou um arranjo e não valia a pena, até porque não ía conseguir tal era a quantidade de cola. Para mim ficou bem melhor e vai voltar para o lugar em que estava antes de lhe ter acontecido o desastre. Deixo-vos com o antes e o depois.

Beijos para tod@s e uma óptima semana.

O antes

O antes

O antes

O antes

A ficar limpo da cola

Como ficou

Como ficou

Como ficou

Como ficou

Como ficou

1 comentário:

  1. Ganhou uma peça nova e cheia de história. Admiro a paciência, mas valeu a pena.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário que acabou de deixar!
Beijinhos e volte sempre.

Subir