26 de fevereiro de 2012

Passo a passo - Ovos e bolas Washi


Boa noite para todo o Mundo! Muito obrigada pelas visitas que me fizeram e um beijão para quem deixou o seu comentário. Como vêm já mudei de novo o visual do blogue e parece-me que ainda não vou ficar por aqui...eheheheheheh. Têm que ter um pouco de paciência comigo, a "velhice" está a começar a instalar-se...eheheheheheh.
Deixo-vos um passo a passo para verem como se fazem os ovos Washi. Eu aprendi por um PDF que encontrei na Net. A primeira coisa a fazer é tirar as medidas ao ovo ou à bola que pretendemos fazer.
No caso do ovo medimos no meio dele a toda a sua volta e fazemos o mesmo no sentido da altura e no caso da bola como as dimensões são iguais basta-nos medir à volta dela (o diâmetro).
Escolham um papel de que gostem, eu costumo utilizar papel da TO-DO, papel Decoupatch ou papel de arroz. O papel da TO-DO é o mais resistente para este efeito e o papel da Decoupatch é o que tem que se ter mais cuidado pois é muito fino e rompe com facilidade. Utilizei o papel da TO-DO no ovo e bola da primeira foto e o papel de Decoupatch na bola do lado esquerdo na segunda foto. Para este passo a passo e para verem melhor utilizei papel de lustro azul.


No meu caso o meu ovo tinha de diâmetro 24,5cm por 28,5cm , tenho que traçar um rectângulo de 24,5cm por 14,3cm (28,5cm : 2 = 14,25cm) e se fosse para a minha bola que tinha 25,5cm de diâmetro (as duas dimensões são iguais) por isso tenho de traçar um rectângulo de 25,5cm por 12,75cm (25,5cm : 2 = 12,75cm). Utilizei ovo e bolas em esferovite.
O PDF só estava feito para ovos, eu é que resolvi experimentar com bolas. Podem ver mais uns aqui e também aqui . A minha experiência com as bolas diz-me que no fim de dar a volta à bola sobra um pouco de papel e para não sobrepor muito eu corto-o pela linha vertical na totalidade.





Este é o rectângulo depois de cortado. Cliquem em cima das imagens para poderem ver melhor.


Agora dobram-no ao meio no sentido do comprimento com o lado estampado para dentro.


Vão traçar uma linha a 0,5cm da parte de cima e uma outra a 1cm da parte de baixo como vêm na figura acima.


 Dividem cada uma das linhas em espaços de 1cm até chegarem ao fim delas.


Unem ambas as linhas nos pontos que marcaram com linhas verticais. Já temos o desenho que precisamos, completo.


Agora agarramos numa tesoura e vamos cortar os bicos tal como vêm na foto. É muito fácil de fazer a olho sem errar. Cuidado para não ultrapassarem a linha horizontal. Outra coisa que têm que fazer bem é segurar as duas metades do papel sempre certas para que os cortes saiam iguais de um lado e do outro. Não se esqueçam que embora estando a ver um lado apenas, estamos a cortar o que está por trás, ao mesmo tempo por isso não podem deixar que a parte detrás se desvie.


Depois de cortados os bicos, fica com este aspecto.


Agora vamos cortar no sentido das verticais que fizemos. Com o papel sempre bem unido e alinhado cortamos com a tesoura até à linha que traçamos em cima sem nunca a ultrapassar.


Esta é maneira como ficam a parte de trás e a parte onde está o estampado escolhido depois de tudo cortado. Como podem ver há uma zona no meio que não tem qualquer corte. Essa zona é a que vai ser colada à volta do meio da bola ou do ovo e o resto vai sendo colado a pouco e pouco sobrepondo as tiras, como podem ver pela foto em baixo.


Depois de tudo unido fica completamente fechado. Eu fiz esta parte, depois de pronta deixei-a secar bem e só depois fiz a parte de baixo. É melhor assim, senão arriscamos a que o papel se agarre aos nossos dedos enquanto não está bem seca. Como nos topos a sobreposição é considerável, a quantidade de cola também, por isso é melhor deixar secar bem um lado para só depois fazer-mos o outro.
Para as finalizar levam uma camada de Hidrolaca Brilhante da Gato Preto pois gosto delas brilhantes tal como podem ver nas fotos de ínicio.
Espero que não tenha sido uma explicação muito confusa pois quanto mais quero facilitar por vezes complico...eheheheheh. Espero que não tenha sido o caso, mas se tiverem alguma dúvida é só contactarem-me através do email que está no blogue.
Beijos para todo o Mundo, uma boa semana e fico à espera de ver trabalhos muito bonitos.

7 comentários:

  1. Olá Milai, ha sempre técnicas interessantes...fazer las o não é uma escolha, mas conhecer um pouco de tudo não ocupa lugar...gostei.
    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Milai

    Limito-me a apreciar...

    Adorei. A bola colorida está fabulosa.

    Beijinhos.

    Elisa

    ResponderEliminar
  3. Ola Milai, os ovos são simples mas sempre vistosos, e muito a tempo de serem feitos para este época festiva que se aproxima. Parabêns pelo contributo que tem dado as artes decorativas e as artes em geral.

    ResponderEliminar
  4. Olá Milai

    estão todos lindos, gostei muito das bolas. Eu acabei por não as fazer (ainda) mas está nos meus projectos e com esta explicação tornou-se muito mais simples.

    Bejinhos
    Maria Tavares

    ResponderEliminar
  5. Olá Milai

    Não podia explicar melhor, mas eu limito-me a ver. Não tenho jeitinho para isso. Como o meu filho diz " tenho os dedos grossos"....rsrsr
    Ficaram lindos mesmo.
    Uma boa semana
    Bjs

    Augusta

    ResponderEliminar
  6. Olá Milai,
    Excelente dica. Parabens, o PAP esta muito explicito. Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Vou ter que voltar e ler isto com muita atenção, perdi-me a meio mas a pressa também é muita. Amei o teu comentário, já tinha saudades mesmo, mas a parte das palavras fiquei á toa, estas a falar do que e como é que se tiram?????? Beijões

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário que acabou de deixar!
Beijinhos e volte sempre.

Subir