7 de setembro de 2010

Desenhos da Louça de Coimbra em Novos Suportes


Bom dia, amiga(o)s! Agradeço a toda a gente as visitas que me fizeram e em especial os comentários que tiveram a gentiza de deixar.
Hoje venho apresentar-vos um blogue que encontrei por acaso, e que fiquei muito contente por o ter achado. Eu nunca falei aqui de uma louça que é característica da nossa região e que é conhecida pelo nome de louça de Coimbra. É muito antiga, tem bastante tradição mas se calhar não é tão conhecida como a louça de Alcobaça, das Caldas, de Viana ou do Alentejo, isto só para citar algumas delas.
O blogue é da Isaura Marques e chama-se isartesol.blogspot.com/. Leiam o perfil dela e vão ver que apesar de ser formada, tem um amor incondicional por esta arte, trabalhando nela há bastante tempo.
A razão de eu chamar a atenção para o blogue da Isaura é o facto de ela não se ter ficado pela louça e ter aplicado a decoração característica da mesma, a outros suportes. Assim, vocês vão ver caixas de madeira, cabaças, garrafas e tantas outras peças, decoradas primorosamente. Este é um dos tais blogues que vale a pena conhecer e nunca perder de vista. Vejam as peças mais antigas pois há imensa coisa para verem. Tem umas peças fantásticas!




Como lhe pedi ajuda, para vos esclarecer melhor sobre esta arte, aqui deixo o texto que ela me mandou:

"A cerâmica da região de Coimbra é reconhecida mundialmente pelo seu cariz artesanal. Os artesãos conimbricences inspiraram-se na decoração das porcelanas trazidas da China pelos mercadores da Época dos Descobrimentos.
Durante o século XVII os artistas de cerâmica desta região
aproveitando o seu conhecimento e as excelentes matérias primas que a região oferecia (concretamente as argilas da zona de Santa Clara e S. Martinho do Bispo começaram a fazer peças que de início continham muito da fauna e flora oriental. .
Há medida que o tempo foi passando os motivos começaram a ter apenas animais e aves europeias e uma ramagem mais frondosa. Utilizaram também os brasões para fazer peças personalizadas contudo muitas cercaduras  e divisões ainda hoje se mantêm. Como a aceitação e o reconhecimento destas peças foi muito grande, durante o século XX surgiram algumas fábricas com o objectivo de fazer réplicas dessas peças do século XVII, totalmente decoradas à mão e com um cunho próprio de cada artista, porque o desenho é como a letra , ninguém tem igual.
Há cores, modelos de animais, rendas e cercaduras que todos têm que respeitar mas depois é ao gosto de cada pintor.
Eu  quis tentar expandir esta tradição coimbrã a outros suportes e materiais, garantindo a continuação do processo totalmente artesanal e a divulgação de um património histórico que ajudou a criar a identidade cultural desta região."

Beijinhos e espero que apreciem tanto como eu o blogue que apresentei.

36 comentários:

  1. Realmente um blog a seguir, um conjunto de trabalhos a apreciar.
    Já agora: no passado fim de semana, em Famalicão conheci uma artesã de Coimbra que trabalha com escama de peixe. Realiza uns trabalhos lindissiomos, de uma perfeição e minucia espectaculares. Não tem blog, apenas fiquei com o contacto dela.
    desculpa o atrevimento mas não posso deixar de imaginar as tuas caixas e as flores dela.

    ResponderEliminar
  2. el tipo de dibujo es muy parecido al socarrat típico de valencia en España. Es precioso este tipo de decoración. Un besazo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Adelaide. Saber que o nosso trabalho é valorizado e apreciado é um grande encorajamento para fazer crescer o gosto por uma arte que tem sido muito pouco valorizada ao longo da sua história.
    O decorador de cerâmica foi e é , apesar de poucos já se dedicarem a esta arte, considerarado um mero empregado fabril. Sem nunca , ou quase nunca ter sido considerado um pintor ou um artista. Os baixos salários e a pouca valorização, basta dizer que muitas vezes era-lhe pedido que não assinasse o nome na peça mas só a primeira letra (o que significava uma peça praticamente anónima), fizeram com que se fossem afastando deste ofício que amo e que considero uma arte à altura de qualquer outra que caracteriza uma época e sobretudo uma região.
    mais uma vez obrigada pela divulgação do meu blogue.
    Sempre ao dispôr e com um grande beijinho
    isaura marques

    ResponderEliminar
  4. Olá Milai

    Há cada coincidência... Viste que eu estive em Conimbriga e estava muito calor. Fomos ao café e não é que estavam várias peças expostas para venda da Isaura Marques? Fiquei fascinada e comprei uma caixinha. Teria comprado uma cabaça, mas a que lá estava era em tons de azul, se fosse essa que postaste não me teria escapado.
    Nem sabes quanto eu gostaria de aprender esta técnica e ir praticando. É tudo tão pequenino, com tantos pormenores.
    A Isaura executa-a na perfeição, mas não lhe consigo deixar comentários e ela tem tão poucos para tanta qualidade...
    Beijinhos. Já tinha saudades de te visitar.
    Helena

    ResponderEliminar
  5. Que peças tão bonitas! Adoro tudo o que é tradicional, desde loiças a bordados!
    Obrigada por nos dar a conhecer estes trabalhos tão bonitos!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  6. Realmente Milai,é um belíssimo trabalho,vou lá agora conhecer o blog da Isaura,obrigada por nos apresentar tão belas obras!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Eu de novo,rsrsrs. Chegando lá,qual foi minha surpresa?! Eu já estava seguindo o blog dela...quando li o nome do blog aqui,me pareceu conhecido,mas não tinha certeza,tem pouco tempo que o descobri tb...essa minha cabeça,ai,ai,ai,ai!

    ResponderEliminar
  8. Beautiful, beautiful works dear Milai!!!
    Kisses and hugs.
    Zondra Art

    ResponderEliminar
  9. Olá Milai,
    Obrigada por ter indicado este blogue. Já por lá andei uma vez e tentei ser seguidora, mas houve qualquer problema e não consegui. E depois perdi-lhe o rasto. E agora, graças a si, encontrei-o.
    É espectacular!
    Tenho diversas peças da loiça de Coimbra porque o meu pai adorava.
    Beijinhos,
    Guida

    ResponderEliminar
  10. Realmente a Isaura tem gosto e mãos de ouro. Fizes-te muito bem em nos ilucidar das coisas lindas que outra pessoa faz.
    Bjnhos e tudo de bom.
    alice

    ResponderEliminar
  11. Olá Milai

    Sabes?!Gosto da louça de Coimbra, apesar de não ser a mais divugada.
    Tenho um candeeiro em tons de azul.

    Como sempre uma AMIGONA!

    Visitei o blog...uma maravilha.
    Volto lá com mais calma.

    Bjs.

    Elisa

    ResponderEliminar
  12. Olá, muito obrigado por partilhar connosco este blog, realmente vale a pena visitar, têm trabalhos bem bonitos, já sou seguidora

    Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Realmente o trabalho da minha amiga Isaura é fantástico, expandindo a sua Arte por qualquer suporte/objecto do quotidiano.
    Bjitos

    Carla Marques
    www.riscoscoloridos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Olá Milai,
    gostei muito de ver os teus últimos trabalhos, sempre belos, e conhecer outros blogs com artesanato extraordinário!!
    e eu ando perdida...como já deves ter reparado, estou mesmo com falta de tempo e com enormes saudades de por aqui passar!!! espero em breve por todos os meus afazeres em dia para estar presente com mais frequência nesta tua casinha...
    Obrigada pelas tuas visitas,
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Oii, minha amiga descobridora !!! hehehe

    Eu adoro novidades, aprender, descobrir ... Então, esse post fartou esse meu lado curioso. E a julgar pela mostra que vc nos dá percebe-se que a Isaura é super talentosa.Vou lá na casinha dela para poder apreciar mais belezuras.:)

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  16. Olá,ja fui espreitar o blog da Isaura Marques e fiquei fascinada,lindos trabalhos.Parabens para ela e para si tambem de dar a conhecer o que temos de melhor :)
    Jocas

    ResponderEliminar
  17. Olá Milai. voltei aqui para agradecer publicamente a si e todas as suas seguidoras que me têm ido visitar, e seguir; como o meu tempo não é muito para estar ao computador deixo aqui expressa a minha disponibilidade para responder a qualquer questão ou dúvida desde que esteja ao meu alcance.Os meus contactos estão no meu blogue.
    Obrigada a todos(as)e parabéns pelos vossos trabalhos.
    É ARTE o que sai das mãos de todas nós porque em algum momento dá prazer aos olhos, paz na alma e é feito com muito coração.
    boa semana,beijinho
    isaura

    ResponderEliminar
  18. Olá Milai
    Ainda bem amiga que descobriu o blogue da Isaura,realmente era uma pena não ser divulgado,pois tem peças de muito trabalho e beleza,além disso é uma grande homenagem à pintura característica da zona de Coimbra.
    Espero que já esteja muito melhor da gripe.
    beijinhos continuação de uma semana tranquila.
    Savi

    ResponderEliminar
  19. Milai,

    Me4u amor,

    Entre jarras e cabaças tudo aqui é divinamente lindo!

    Os seus trabalhos realizados com muito capricho e as cores? Humm ... refrescantes e deixam a gente a vontade para elevar até os pensamentos... hahahahahaha

    meu amor, obrigada por sua visitinha maravilhosa, sempre gentil conosco!

    Um grande beijo para vc minha querida!

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Milai,
    é sem dúvida um blogue de grande valor que merece ser visitado.
    Muito obrigada por esta partilha!

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderEliminar
  21. Lindas essas peças, pena que ñ sejam valorizadas tal como as loiças que referiste.
    Mto lindas mesmo.
    Obrigada pela visitinha.
    O quadro ainda ñ foi para Lisboa, precisa da pecinha para pendurar e qdo ela vier cá acima, leva-o no carro.Ficou simplezinho.
    Vou começar a pintar uma paisagem nas minhas aulas de pintura e tenho em mãos um com flores, a óleo.
    Qdo puder, tiro a foto e coloco no meu blog.
    bjkas

    ResponderEliminar
  22. nossa que luxo! obrigada por dividir isso com a gente... vou lá fazer uma visita!!
    adorei chegar ate aqui!
    um bj e doce e apareça nas abobrinhas!
    Roberta

    ResponderEliminar
  23. Olá Milai, eu descobri a Isaura já há algum tempo no Artesanum, e logo nos conheci-mos na feira de Coimbra.
    Sem dúvida ela faz uns trabalhos preciosos!!

    ResponderEliminar
  24. El año pasado estuve en Coimbra unos días y me traje cerámica de allí...es preciosa,
    Bss

    ResponderEliminar
  25. Essas loiças são lindissima.
    Sou fã.
    Obrigado por divulgar.
    Adoro este blog Parabéns

    ResponderEliminar
  26. Olá Milai!
    Acabei de fazer uma visita ao blog da Isaura e vim de lá deliciada!
    Que maravilha ver o nosso tradicional artesanato tão bem representado! Adorei os suportes em que ela aplica as pinturas. Ficam encantadores nas cabacinhas.
    Obrigada pela partilha!
    E essa gripita, já foi embora?
    Jinhos e uma noite descansada..
    Paula

    ResponderEliminar
  27. Que lindos trabajos!!! voy a visitarlo...

    ResponderEliminar
  28. Olá Milai!
    Em primeiro quero agradecer a sua visita e a simpatia no comentário que me deixou. Gostei muito que tive-se dado a conhecer as lindas pinturas das loiças de Coimbra, ainda não fui ver o blogue, mas assim que acabar o comentário vou lá.
    Continuação de uma boa semana.
    Beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  29. Oi Adelaide.
    Belíssimo trabalho.
    Adorei o seu texto,a arte é linda.
    bjtos.Nile.

    ResponderEliminar
  30. Uau, mas que ideia e trabalhos fantásticos, fiquei completamente de "olho arregalado" com tanta criatividade e beleza!!!! Abraço, Zé

    ResponderEliminar
  31. olá Milai:)
    adorei estes trabalhos ainda bem k descobriu este blog
    um bjinho grande e tenha um bom fim semana

    ResponderEliminar
  32. Milai ainda bem que divulgas-te essa artista,ela é a terra do meu marido e ele não a conhecia.
    Trabalhos lindissimos, gostei muito
    Bom fim de semana
    Bjs
    Graça

    ResponderEliminar
  33. Muito lindo seus posts e seu blog, adorei esse vestidinho pintado....te convido a conhecer o meu blog também.....bjks...Gil

    ResponderEliminar
  34. divno!!!....kutija i boca su mi posebno lijepe:))...
    pusa:))...
    M

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário que acabou de deixar!
Beijinhos e volte sempre.

Subir