16 de junho de 2019

Álbum Alice no País das Maravilhas - III

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Álbum Alice no País das Maravilhas

Bom dia para tod@s e muito obrigada pelas vossas visitas. Para não fazer mais suspense venho hoje mostrar a última parte do álbum da Alice. Quando o imaginei fiz um bocado como o caranguejo: andei para trás. Como não queria fazer um álbum muito grande e como também gostava muito das imagens das folhas que deixei inteiras e não as queria cortar, comecei pelas dimensões do papel. A folha ficaria práticamente inteira se utilizasse uma medida de 30x30 cm. Como sabem as dimensões do papel de scrap maior são de 30,5x30,5 cm assim cortei de maneira a obter os 30cm o que dobrado em 4 daria os 15x15 cm que eu pretendia. Os envelopes que constituem as folhas teriam que ter por isso 15,5x15,5 cm o que me levou a dois cartões de 2mm de espessura de 16,5x16,5 cm para a capa. Em seguida calculei a espinha e precisei de uma cartolina de 23 cm por 15,5 cm de altura. Marquei a 4cm; 1,5cm; 1,5cm; 1cm; 1,5cm; 1,5cm; 1cm; 1,5cm; 1,5cm; 1cm; 1,5cm; 1,5cm; 4cm. No fim dobrei para fazer os vales e as montanhas (esta é a designação que utilizam traduzida para o português) e colei para depois medir a espinha com que fiquei e poder cortar a lombada. Deu-me de largura 6 cm e a altura é a altura da capa que é de 16,5 cm. Para as tarjetas cortei a cartolina com 15x15 cm para ser fácil de as introduzir e retirar. Quando não tinha a certeza das medidas cortava em cartolina escolar e experimentava para ver se resultava. Foi um processo demorado mas para quem aprende no YouTube e entre coisas que aparecem em sistema métrico e outras em polegadas não me saí muito mal, modéstia à parte. Se repararem bem nas fotos há muita coisa onde eu me enganei mas são coisas que não são um desastre total mas se eu o fosse fazer agora tinha emendado alguns erros. Quando não se está só a pensar nisto e se tem a cabeça a trabalhar ao mesmo tempo noutras coisas é o que dá. Para a próxima tento fazer melhor. É um processo contínuo de aprendizagem e o fazer muitas vezes também dá experiência. Infelizmente não consigo dedicar-me só a isto. Há canais que eu sigo e em que aprendo muito e estes são os meus favoritos: Lluna Nova ScrapMarina BlaukitchenEl desván del scrapDonna Kauffman; Annette Green e My Creative Spirit embora siga muitos outros.
O truque para fazer o fecho com íman que vêm na 9ª foto aprendi-o precisamente no último canal que indiquei e podem vê-lo neste vídeo.
Escrevi um "testamento" mas espero que vos seja útil.
Beijos para tod@s e uma boa semana com mais um feriado e se calhar mais uma ponte para muita gente. Aproveitem-na bem para se divertirem ou fazerem trabalhos bonitos.

1 comentário:

Muito obrigada pelo comentário que acabou de deixar!
Beijinhos e volte sempre.

Subir