18 de junho de 2017

PORTUGAL está de luto!

Portugal está de luto
PORTUGAL ESTÁ DE LUTO
Hoje não existem palavras para descrever o que se abateu sobre Portugal. Acho que ninguém fica indiferente a esta tragédia. Só espero que ela não aumente. Ontem à tarde quando olhei para o céu aqui em Coimbra tive a clara ideia que ía cair uma daquelas trovoadas secas pois o céu estava cinzento escuro e com umas nuvens tão estranhas que sinceramente, tive medo. Para o fim da tarde ainda estava muito calor e comecei a ver que o céu cinzento estava a mudar de cor e a ficar completamente acastanhado e calculei que devia haver incêndio perto. Da minha varanda via que o fumo vinha do lado esquerdo e cobria também a parte da frente. Ontem não vi notícias pois tive muitas dores e acabei por me deitar relativamente cedo. Não estive na net e por isso acabei por ir para a cama sem informação. Apesar de na altura em que me fui deitar ainda estarem 32º, acabei por deixar as janelas da frente abertas e com as persianas em ripes, e as janelas detrás que têm rede mosquiteira ficaram completamente abertas para fazerem corrente de ar. Tomei um comprimido para dormir e dormi. Hoje de manhã acordei às 7h com O Isaac já dentro do meu quarto à espera de comer. Quando levantei as persianas os meus parapeitos das janelas estavam cheios de cinza e as redes mosquiteiras também. Liguei a TV e acabei por tomar conhecimento do que se passou e fiquei em estado de choque. Nunca pensei que pudesse ter acontecido uma calamidade destas. Nós estamos a cerca de 50 Km e daí a cinza toda que temos. Quando levantei a tampa do meu portátil para escrever isto, ela estava com partículas de cinza.
Já tem havido muitos incêndios aqui há roda de Coimbra e aqui há uns anos houve mesmo um que chegou à cidade, mas só nesse é que a cinza nos atingiu. Nunca me lembro de ter acontecido o que aconteceu hoje. O terraço da minha irmã que mora por cima de mim está coberto de cinza. Aqui continua mesmo a esta hora um tecto de fumo que encobre o Sol.
Lamento profundamente o que aconteceu e solidarizo-me com todos os familiares e vizinhos das vítimas. Que Deus os ajude nesta hora e também que quem manda e tem autoridade faça tudo para minimizar esta tragédia. Acho que Portugal inteiro nesta hora terá que se unir e ajudar como puder e acho que o fará. Espero agora que nos digam como o poderemos fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário que acabou de deixar!
Beijinhos e volte sempre.

Subir