20 de março de 2016

Receita do Bolo Preto

Receita do bolo preto

Boa tarde para tod@s e muito obrigada pelas vossas visitas. Hoje trago uma receita de um bolo que faço muitas vezes, especialmente durante o Inverno e também no Natal. Eu acho que ele sabe muito bem em qualquer ocasião. Esta receita foi-me dada há muitos anos e resulta sempre muito bem. Não sei porque é que o bolo tem este nome porque como podem ver ele fica mais castanho do que preto mas eu mantenho a receita com o nome que trazia. Então aqui vai ela:

"Bolo Preto":

- 300 gr de farinha com fermento 
- 300 gr de açúcar amarelo
- 100 gr de manteiga (eu uso Becel de culinária)
- 4 ovos
- 1/3 de chávena de leite
- 1 colher de sopa de Vinho do Porto
- 2 colheres de sopa de caramelo líquido
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (rasa)
- 1 colher de chá de canela (rasa ou se gostarem de canela podem pôr um pouco mais cheia; eu ponho)
- 1 colher de café de sal fino (rasa)
- raspa de 1 limão grande
- 100 gr de nozes, passas e pinhões ( eu faço só com nozes partidas grosseiramente, porque o meu filho não gosta de passas, os pinhões são muito caros e eu tenho sempre muitas nozes)

Receita do bolo preto

Untar uma forma (pode ser de buraco ou de bolo inglês; eu faço numa de buraco) com manteiga e polvilhá-la com farinha.

Bater a manteiga (Becel) com o açúcar até ficar em creme e depois adicionar as gemas, batendo entre cada adição. Juntar o vinho do Porto e o caramelo e mexer bem. Juntar o sal, o bicarbonato, a canela e a raspa de limão e voltar a bater até ficar tudo bem incorporado. Juntar o leite e voltar a bater até ficar bem ligado. Fica uma massa líquida (cuidado para não se respingarem). Juntar a farinha com uma colher aos poucos e batendo entre cada junção para ficar bem incorporada. Juntar as frutas e envolver. Bater as claras em castelo e adicioná-las à massa às colheradas e envolvendo bem na massa. Deitar para a forma e levar ao forno a 180º durante 50mn ( o tempo pode variar entre 45 e 55 mn dependendo dos fornos). Fazer o teste do palito e quando estiver cozido tirar. Eu costumo deixá-lo arrefecer um pouco na forma para o virar para um prato e depois virá-lo novamente para cima.

Espero que experimentem e me digam se gostaram.
Beijos para tod@s e uma boa semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo comentário que acabou de deixar!
Beijinhos e volte sempre.

Subir